História do Artesanato

  A Vídeo-Aula está abaixo da Propaganda ☟☟☟  

Ainda há muita dúvida sobre o Surgimento do Artesanato no Mundo.

 

Muito já se pesquisou para saber quando se iniciou a História do Artesanato no Mundo, mas não se chegou a conclusão efetiva.

 

Muitos Historiadores acreditam que ela se iniciou com a própria história do Homem, pois o Homem desde do começo precisou produzir bens de utilidades e uso diário para a sua sobrevivência, como ferramentas de caça, vestuário para se proteger do frio, e até mesmo adornos, o que sempre expressou a sua capacidade criativa e produtiva.

 

Estes Historiadores também localizaram muitas Imagens que foram feitas em Pedras e Cavernas, demostrando ainda mais a iniciação do Artesanato já nos primeiros momentos da Vida do Homem na Terra.

Mas por outro lado, outros Historiadores acreditam que os primeiros Artesãos surgiram no Período Neolítico (6.000 A.C.) quando o Homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. Ou seja estes Historiadores desconsideram o período anterior onde o Homem precisava criar sua ferramentas e vestuário para a sua sobrevivência.

 

Portanto no Inicio da Humanidade o Artesanato era considerado um trabalho para a sua própria Subsistência, ao criar ferramentas e vestuário. Mas hoje em dia o Artesanato tem uma definição um pouco diferente.

 

Nos dias de hoje o Artesanato é um trabalho para a criação de Adornos e também como um Hobby. Mas muita gente ainda utiliza como a sua fonte de renda.

 

Como Artesanato constitui principalmente de um Trabalho Manual, que possui uma ampla variedade de Técnicas onde os objetos úteis ou decorativos são feitos completamente à mão ou usando algumas ferramentas simples.

 

Entre as principais Técnicas temos: Crochê, Biscuit, Bordado, Cerâmica, Decoupage, Escultura, EVA, Fuxico, MDF, Miniatura, Mosaico, Óleo sobre Tela, Origami, Patchwork, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Ponto Cruz, Scrapbook, Tricô, entre muitas outras mais.

 

O Artesanato é um setor bem tradicional, pois é mantida através de diversas Gerações. Mas que necessita de muita criatividade, pois são atividades que são feitas principalmente com as mãos e que precisa acima de tudo muita habilidade adquira com a mistura de tom e treinamento.

 

Mas mesmo o Artesanato sendo uma atividade gerada a milhares e milhares de anos atrás, ela não pode viver hoje sem o Mundo Virtual, pois hoje em dia o mundo está totalmente conectado; as redes sociais reduziram imensamente as distâncias e hoje em dia ninguém mais tem desculpas para não acompanhar notícias, textos e fotos dos assuntos que mais lhe interessam.

 

Para se comunicar com outros artesões e descobrir novas técnicas e compartilhar as suas, basta dedicar alguns minutinhos do dia, em alguns blogs ou redes sociais, clicar algumas vezes e pronto… você consegue conhecimentos sem limites!