Conheça os Principais Pontos de Croche

Neste artigo apresentaremos os mais conhecidos Pontos de Croche que é utilizados nos principais trabalhos. Os pontos a seguir são bases para todos os outros Pontos de Croche, ou seja, variações e combinações dos pontos básicos.

A correntinha que vai iniciar todos os trabalhos no crochê e também é importante para treinar o manuseio da agulha, falando nela, existem diversos tamanhos mas a agulha “correta” vai depender do tipo de peça que vai fazer e do tipo de linha, mas não precisa se preocupar, nas receitas geralmente é indicado a agulha e linha ideal.

Voltando a correntinha, para quem está iniciando na arte do crochê é bom treinar bastante e em seguida treinar o ponto baixo e alto, com o tempo você vai adquirir prática.


Correntinha

Todos os Pontos de Croche partem da correntinha, ela é muito importante porque é a base de qualquer trabalho.

Observe na figura o passo a passo.

Conheca os Principais Pontos de Croche 

 

Ponto Baixíssimo

O ponto baixíssimo é usado para diminuir um trabalho, para complementar um ponto e mesmo parecendo que “não faz diferença” no trabalho é um ponto muito útil.

Para fazer o ponto baixíssimo veja a imagem a seguir.

Conheca os Principais Pontos de Croche 2

 

Ponto Baixo

Em primeiro lugar você deve colocar a agulha no ponto que será trabalhado (na correntinha). Lace a linha na agulha e puxe a laçada.

Agora lace a linha na agulha novamente e puxe pelos anéis que estão na agulha.

Repita o procedimento equivalente a quantidade de pontos que precisa.

Com a imagem ficará mais fácil de entender.

Conheca os Principais Pontos de Croche 3
 

Ponto Alto

Este é um dos Pontos de Croche mais utilizados, a maioria dos pontos fantasias (aqueles que vemos em gráficos) são criados a partir dele.

Para iniciar, geralmente, são feitas três correntinhas que vão representar o primeiro ponto alto e depois será feito um ponto alto em cada corrente da base (isso pode variar, de acordo com cada receita, mas no geral essa é a base).

Independente do início se será três ou duas correntinhas, o ponto alto é feito assim:

Conheca-os-Principais-Pontos-de-Croche-4
 

Gráficos

Os gráficos são as receitas para criar as peças de crochê, facilita muito o trabalho e também o entendimento do que será feito, como por exemplo, o gráfico a seguir:

Conheca-os-Principais-Pontos-de-Croche-5
 

Para fazer o tapete (imagem menor) é mais fácil acompanhando o gráfico (a maioria dos gráficos tem legenda, falaremos dela em seguida), observe que a primeira etapa do gráfico é um quadrado com ponto alto, correntinha, ponto baixo e a segunda etapa é a volta do tapete.

Esse é um ponto fantasia, com a junção dos pontos que vimos anteriormente, podemos criar desenhos em nosso trabalho.


Legenda

É utilizada na maioria dos gráficos, ela serve de orientação para você saber o que significa cada “pontinho” ilustrado no gráfico.

Conheca os Principais Pontos de Croche 6
 

Essa foi nossa primeira aula de uma sequência de dez, espero que tenha gostado e acompanhe as próximas aulas, você vai aprender a fazer umas peças bem legais.