Tela Para Pintura : Elemento Básico e Fundamental

Tela Para Pintura : Elemento Básico e Fundamental

A tela para pintura é um elemento importante para os amantes da arte, detalhe fundamental a ser observado em especial pelos iniciantes, existem diversos tipos de pintura em tela assim como técnicas diferentes.

De forma bem resumida podemos citar: pintura a óleo, acrílica, tintas com base em água, entre outras, porém o foco do artigo será o preparo de uma tela para pintura, escolher a tela de forma correta é básico e também importante bem como o preparo.

São formatos e espessuras variadas e por isso mesmo a combinação errada pode ocasionar em um “desastre artístico”. Para evitar que isso ocorra, acompanhe as dicas de como escolher, preparar até construir uma tela para pintura.

 

Como Escolher

A escolha correta de uma tela para pintura implica de forma direta na durabilidade de uma obra assim como em sua qualidade visual, existem excelentes opções no mercado para quem opta por comprar ao invés de criar a própria tela. Na hora da escolha não leve em consideração apenas o valor, uma tela cara não significa qualidade garantida assim como uma tela mais barata e com as aplicações corretas pode resultar em um trabalho magnifico. Algumas observações são mais importantes do que o valor, como por exemplo:

– O algodão cru ou tecido natural de peso médio, oferece uma durabilidade maior.

– As medidas são padrão, a escolha depende do tamanho desejado para sua pintura. (Leve em consideração se for aplicar uma moldura).

– Informe qual será a tinta utilizada, o vendedor pode te auxiliar na escolha.

– As barras de madeira que são preparadas no forno garantem uma aderência melhor ao bastidor.

A decisão de qual tela comprar varia de artista para artista.

Tela Para Pintura Elemento Básico e Fundamental-2

 

Como Fabricar

A fabricação da sua própria tela de pintura, pode ser útil em muitas situações, principalmente se precisar de um tamanho especial, por exemplo, que não esteja disponível no mercado. Neste caso não será apresentado um passo a passo de fabricação e sim algumas dicas e explicações sobre o processo de confecção.

O tecido utilizado geralmente é a lona crua ou lona de seda, a utilização de determinados tecidos é “exclusiva” de artista por isso não existe grande dificuldade em encontrar. Para fabricar uma tela é fundamental estica-la e para isso uma moldura se faz necessária, geralmente confeccionada em ripas de 1,5×3 cm, se a tela for muito grande é recomendado colocar ripas centrais para garantir que a tela fique bem esticada. Lembre-se, o tecido deve ser cortado sempre com no mínimo 3 cm de sobra. Se o tecido utilizado for cru é preciso aplicar selante, cola ou gesso esse procedimento é necessário para fechar os “poros” da tela.

 

Preparo da Tela

O preparo da tela é importante para garantir a qualidade do trabalho, existem produtos prontos no mercado e é necessário aplicar em média 3 camadas.

Após decidir qual método melhor se encaixa ao seu perfil de artista, decidir pela tela para pintura ideal, mãos à obra e bom trabalho.